Páginas

Dicionário


    > RENASCER; Nascer de novo.
    > GRAVIDEZ; Estado da mulher, e das fêmeas em geral, durante a gestação.
    > PARTO; Ato ou efeito de parir.
    > PARTEIRA; Mulher que assistir aos partos, ajudando ou socorrendo as parturientes.
    > PARTEIRO; Diz-se do Médico que assistir a partos ou é especialista em obstetrícia.
    > PARTEJAR; Servir de PARTEIRO ou PARTEIRA (PARIR).
    - Participar da história das parteiras do Amapá tem sido muito gratificante ao longo desses anos, pois percebi que as mulheres parteiras possuem características próprias, pela atuação sensível, intuitiva, bela, alegre, forte, perseverante e esperançosa que traduzem em jeito muito especial de decidir e de fazer saúde comunitária. Pode-se dizer que são Sementeiras da Paz. (Livro: PARINDO UM MUNDO NOVO, 2002, p. 71/Texto: Ely Almeida).


> PARTURIENE
 (par.tu.ri:en.te)
a2g.
  1  Diz-se de mulher ou animal que está prestes a parir, em trabalho de parto, ou que acaba de parir4
sf.
  2  Essa mulher ou esse animal4
 [F.: Do lat. parturiens, entis.]

> PUÉRPERA
 (pu.ér.pe.ra)
a.
  1  Obst.  Diz-se de mulher que acabou de dar à luz.
sf.
  2  Mulher que acabou de dar à luz; PARTURIENTE.
 [F.: Do lat. puerpera,ae.]


> GRAVIDEZ
 (gra.vi.dez)  [ê] 
sf.
  1  Estado da mulher, e das fêmeas em geral, em que o feto se desenvolve dentro da mãe; PRENHEZ; GESTAÇÃO
 [F.: grávid(o) + -ez.]
falsa gravidez  
1   Obst.  Ver Gravidez imaginária. 

Gravidez abdominal  
1   Obst.  Implantação e gestação de ovo (óvulo fecundado), ou blastocisto, na cavidade abdominal. 

Gravidez cervical  
1   Obst.  Implantação e gestação de ovo (óvulo fecundado), ou blastocisto, no colo (cérvice) do útero. 

Gravidez ectópica  
1   Obst.  Implantação e gestação de ovo (óvulo fecundado), ou blastocisto, fora do útero. 

Gravidez nervosa  
1   Obst.  Gravidez imaginária, com supostos sintomas de gravidez observáveis na mulher. 

Gravidez ovariana  
1   Obst.  Implantação e gestação de ovo (óvulo fecundado), ou blastocisto, em ovário. 

Gravidez tubária  
1   Embr. Obst.  Implantação e gestação de ovo (óvulo fecundado), ou blastocisto, em trompa de Falópio; prenhez tubária.  

¨
A gravidez humana (ou gestação) começa com a fecundação do óvulo (célula sexual da mulher) pelo espermatozoide (célula sexual do homem), e compreende a evolução do embrião (após a 12a semana chamado ' feto') no útero materno, e termina com o parto, ou seja, o nascimento da criança. Essa evolução dura normalmente, em média, 38 a 40 semanas. Geralmente apenas um espermatozoide fecunda o óvulo; quando são mais de um, formam-se gêmeos. A evolução do embrião e do feto é notável: tem só 1cm com 4 semanas, e 4cm com 8 semanas (pesando 4 gramas), mas a partir daí ganha a forma humana, desenvolve os órgãos e chega ao fim da gestação com quase 50cm e pesando em média 3,5kg. O feto alimenta-se através da placenta e do cordão umbilical, que é cortado logo após o parto. Este pode ser natural, através de contrações do útero para expulsar o feto pela vagina, ou cirúrgico (cesariana, ou cesárea), com uma incisão no útero para a retirada do feto.


> OBSTETRA
 (obs. te.tra)
a2g.
  1  Med.  Especializado em obstetrícia
s2g.
  2  Médico especializado em obstetrícia

ARQUIVO: AULETE DIGITAL/PROFESSOR PESQUISADOR

Um comentário:

  1.  PARTURIENE (par.tu.ri:en.te) a2g. 1 Diz-se de mulher ou animal que está prestes a parir, em trabalho de parto, ou que acaba de parir4 sf. 2 Essa mulher ou esse animal4 [F.: Do lat. parturiens, entis.] > PUÉRPERA (pu.ér.pe.ra) a. 1 Obst. Diz-se de mulher que acabou de dar à luz. sf. 2 Mulher que acabou de dar à luz; PARTURIENTE. [F.: Do lat. puerpera,ae.] > GRAVIDEZ (gra.vi.dez) [ê] sf. 1 Estado da mulher, e das fêmeas em geral, em que o feto se desenvolve dentro da mãe; PRENHEZ; GESTAÇÃO [F.: grávid(o) + -ez.] falsa gravidez 1 Obst. Ver Gravidez imaginária. Gravidez abdominal 1 Obst. Implantação e gestação de ovo (óvulo fecundado), ou blastocisto, na cavidade abdominal. Gravidez cervical 1 Obst. Implantação e gestação de ovo (óvulo fecundado), ou blastocisto, no colo (cérvice) do útero. Gravidez ectópica 1 Obst. Implantação e gestação de ovo (óvulo fecundado), ou blastocisto, fora do útero. Gravidez nervosa.


     AMAPÁ; Árvore da família das APOCINÁCEAS PARAHANCORNIA AMAPA, de madeira útil, e cuja casca, amarga, exsuda látex medicinal, de aplicação no tratamento da asma, bronquite e afecções pulmonares, tendo seu uso externo poder resolutivo e cicatrizante de golpes e feridas. - Em 1995, ao assumir a Coordenadoria de Articulação, a gestão adotou uma iniciativa para incorporar a participação e formação de consciência de cidadania, voltada para o resgate e regularização da prática de realizar partos no estilo tradicional. O público-alvo dessa iniciativa consiste em uma categoria até então desconhecida e desprezada pelo poder público, sem receber nenhum reconhecimento e apóio à sua profissão: AS PARTEIRAS TRADICIONAIS DO AMAPÁ. Os desafios iniciais eram grandes e exigiram uma pesquisa de campo nos 16 municípios que o Estado possui, para a realização de um censo geral de parteiras, levantando suas condições sócio-econômicas e alguns detalhes sobre o trabalho que realizavam.

    ResponderExcluir