Páginas

sexta-feira, 26 de abril de 2013

AS PARTEIRAS E O HOMEM


QUERIA EU SER HOMEM NO DESTINO DO NASCIMENTO E DO PARTEJAR

   

                                                                 

                      Ser amigo das parteiras não me garante dizer que sou um homem de sorte, mas apenas um simples colaborador das ações, capacitações e demais eventos, dos adventos nas trajetórias do homem no destino desde 1996, em meados de julho desde ano, passei dizer que as coisas sempre acontecem na hora certa e no momento certo.


Assegurar minhas vontades e as emoções que se formaram, por entre caminhos de Oiapoque, Calçoene, Amapá, Laranjal e Vitória do Jari, Mazagão, Arquipelago do Bailique, os rios de Cutias do Araguari, nos caminhos de Itaubal do Piririm, de Ferreira Gomes a uma Serra do Navio no alto das árvores na floresta e se fixar em Tartarugalzinho, rodeadas por lagos e lagoas.
            Esconde-me nas noites que presenciei partos fáceis e difíceis explicar as razões daquele momento, não figuro como um designador da vida, por onde se esconde as lições do nascimento seja ele prematuro humanizado ou até mesmo com a felicidade da mãe, pai, avó, tios, tias, irmãs, irmãos; em suma uma família feliz para estar unido pelos laços do cordão umbilical de uma mãe, esteve conversando amancebando sua cria do ventre materno de uma barriga com seu liquido amniótico na segurança do nascer e na luta de 09 (nove) meses de deixa disso, vamos comer, beber e comer... Na saúde do homem amigo que sou, mas dizer que faltou companheirismo; não posso me dar o luxo obtive louro e desilusões da vida.


Uma cria veio para marcar e entrelaçar esse homem a chamei de NATALIA CRISTINNA, 16 anos; tudo ocorreu no dia 10 de dezembro de 1996, numa segunda feira as 06h45min; não pude estar perto dela por dias; estive longe dessa cria, mas sentia e sinto minha filha, em todos os momentos sejam eles bons e ruins, com lembrança de homem, acabei gerando por destino do homem também VICTOR SENA DOS SANTOS, 13 anos de idade; outra parte de mim, uma ligação forte com partejar (filha) da parteira MARIA EUGENIA SENA, parteira da comunidade Corre Água do Piririm, que passou, mais ficou entre os meus laços de homem ligado às parteiras do hoje, ontem e, do agora, não quero dizer rios, águas, porém confabular as minhas palavras e falas do tempo.

 
                                                                     
                      Ter amigas parteiras e sensibilizar os afetos de traços e sinais com marcas nos rostos, nas mãos, no sorriso de mulher parteira. Não posso me esconder da verdade de cada uma delas, com histórias e contos das ervas, na hemorragia das barrigas de mães, na dor e contrações da mãe do corpo (UTERO), advindo da passagem do momento do orgasmo, ou seja, a verdadeira hora do ser para mundo da luz e a clara evidência do grito e do choro, que vem somar com os desejos de ser um a mais da vida do amigo das parteiras. 


ARQUIVO: POSTAGEM/PROFESSOR-PESQUISADOR: NONNATO RIBEIRO
FOTOS/IMAGENS: NONNATO RIBEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário