Páginas

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

PARTEIRAS X FOLIA



 



Governador Camilo Capiberibe reafirma compromisso do Estado com parteiras do Amapá

Da Redação
Agência Amapá
Notícias
31/01/2013 17h37

Durante encontro ocorrido na tarde desta quinta-feira, 31, no Malocão do Trem Desportivo Clube, com 120 parteiras, o governador Camilo Capiberibe, acompanhado da primeira-dama, Cláudia Camargo Capiberibe, reafirmou o compromisso do Estado com as parteiras do Amapá.

O encontro, promovido pela Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS), chamado "Parteiras na Folia, Só Alegria", serviu para fazer uma confraternização com as parteiras de Macapá e regiões vizinhas como Maruanum e Pacuí.

Governador afirma que o Estado tem compromisso com as parteiras que, muitas vezes, são o socorro das mães que residem às margens dos rios, a Primeira-Dama Cláudia Capiberibe.
A gerente de projetos de Valorização das Parteiras do Amapá, ligada à SIMS, Maria Luzia Dias, disse que a reunião é também para comemorar as conquistas. Hoje, praticamente todas passaram por cursos de capacitação e, além do conhecimento empírico, também utilizam o kit fornecido pelo Ministério da Saúde (MS) durante o II Encontro Internacional das Parteiras Tradicionais, promovido pelo Governo do Amapá em maio de 2012.
"Estávamos dispersas e hoje estamos unidas. Essa confraternização serve para mostrar justamente isso e para agradecer a valorização que temos por parte do governo", declarou Maria Luzia.


A deputada federal Janete Capiberibe lamentou sua ausência no evento em virtude de compromissos políticos. Numa Carta Aberta às Parteiras do Amapá disse que “... por decisão e compromisso político do governador Camilo, as parteiras tradicionais voltaram a participar de encontros nacionais, seminários e dos cursos de capacitação para aprimorarem seu saber e com isso quem ganha é o povo do Amapá".


 
 

O governador Camilo Capiberibe declarou que o Estado tem compromisso com as parteiras que, muitas vezes, são o socorro das mães que residem às margens dos rios ou na floresta, já que são elas que fazem o parto na própria casa.
"As parteiras executam um trabalho fundamental e pouco reconhecido por muitos. Essas mulheres e homens são parceiros na construção de um Amapá melhor e nós continuaremos trabalhando para dar o suporte necessário a essas pessoas, que possuem esse dom de fazer partos, possam continuar essa bela atividade com dignidade", garantiu o governador.



Com as ações desenvolvidas pelo governo a partir de 2011, foi possível fazer uma espécie de censo das parteiras do Amapá. Atualmente estão cadastradas 1.709, sendo que desse total cinco são homens. O projeto "Parteiras Tradicionais do Amapá" foi colocado em prática no Estado de 1995 a 2002. Em 1998, o Amapá recebeu o Prêmio Paulo Freire.

 
Núcleo de Jornalismo/Secom.



ARQUIVO: POSTAGEM/PROFESSOR PESQUISADOR: NONNATO RIBEIRO
MATERIAL: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO/GEA
CARNAVAL DAS PARTEIRAS TRADICIONAIS DO ESTADO DO AMAPÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário