Páginas

quinta-feira, 8 de maio de 2014

17 ANOS DO PROJETO PARTEIRAS TRADICIONAIS NO ESTADO DO AMAPÁ


 Em 2010, 287.000 mulheres morreram devido a complicações relacionadas com a gravidez. O risco de mortalidade materna é maior para adolescentes menores de 15 anos. (dados da OMS).


  
MUSEU SACACA MAIO DE ANO 2014

  Lembrança de Tereza Bordalo/Parteira - Município do Oiapoque e a Parteira Nazaré - Arquipélago do Bailique.

Hoje com público de 2.500 Parteiras da Floresta em todo Estado do Amapá, estamos sim imbuídos no reconhecimento do PARTEJAR dessas mulheres no roteiro de suas vidas; embora sejamos cúmplice do parto humanizado com essas mulheres nos mais longínquas partes seja ela: do rio, dos lagos, estradas vicinais, igarapés, etc.


 
 

Cantor e Compositor: Zé Miguel no musical Divina Parteiras, em homenagem a elas.

"Um contraste de imagem as parteiras em primeiro plano e o igarapé ao fundo".
 
Entretanto o Dia Internacional da Parteira foi instituído pela Organização Mundial de Saúde em 1991, para salientar a importância do trabalho das parteiras por todo o mundo na melhoria da qualidade dos cuidados oferecidos às mulheres. Em diversos países, o Dia Internacional da Parteira tem sido comemorado por várias organizações ligadas à defesa dos direitos das mulheres, de que se destaca o ICM (International Confederation of Midwives\ ICM Confederação Internacional de Parteiras), com responsabilidades acrescidas na divulgação e valorização das contribuição das parteiras para os ganhos em saúde da população mundial.


Ao longo dos tempos, este ofício era passado de mãe para filha, de geração a geração. Um trabalho minucioso, dedicado e altamente reconhecido nas comunidades. Durante séculos, um trabalho exclusivamente feminino e doméstico, mas que no inicio do século XX passou a ser domínio do hospital.  


Melhorar a saúde materna e um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio adotados em 2000. A maior parte das mortes relacionadas com a gravidez pode ser evitada através da melhoria dos cuidados médicos, devendo todas as mulheres dispõem de acompanhamento profissional antes, durante e após o parto. 


 







ARQUIVO/POSTAGEM: PROFESSOR/PESQUISADOR: NONNATO RIBEIRO
MATERIAL/PRODUZIDO - Agência Amapá (05 de Maio de 2014/Museu Sacaca-Macapá/Amapá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário