Páginas

quarta-feira, 7 de maio de 2014

UMA MULHER CHAMADA PARTEIRA TRADICIONAL

MULHERES PARTEIRAS...




As parteiras
Composição: Joãozinho Gomes e Val Milhomem

CANTA: CANTOR E COMPOSITOR/ZÉ MIGUEL


Bem no início da humanidade Elas manifestaram
Esse dom divino
Puseram as mãos sobre um ventre singelo
E apararam ao sol
A menina e o menino


Daí surgiram divinas parteiras
Mulheres guerreiras
Enviadas por Deus
Com suas rezas, ervas caseiras
E a missão verdadeira
De ajudar os seus



São as Mães Luzias no meio do mundo
Com um desejo profundo
De cumprirem seu dever
Pedem proteção pra São Raimundo
E o destino de quem vai nascer

Juro por nosso senhor
São as parteiras
As enviadas de luz
São as parteiras
Donas do divino dom
São as parteiras
As companheiras de dor
São as parteiras.
São as parteiras...
.








Mais de 100 parteiras de Macapá participaram na manhã desta segunda-feira 5 de maio de 2014, no Auditório Waldemiro Gomes do Museu Sacaca, do encontro que marcou o Dia Internacional das Parteiras. Durante o evento, onde foi oferecido um café da manhã, o governador Camilo Capiberibe disse que o Amapá continua sendo referência no apoio e valorização dessa categoria.

Afirmou que as parteiras são fundamentais para a saúde pública do Amapá e que o Poder Público estadual tem usado de todos os mecanismos para promover a CAPACITAÇÃO tanto das que atuam na capital como também das mulheres que desenvolvem suas funções nos municípios.


"Em muitos lugares elas são o principal auxílio na hora do parto e justamente por isso, a partir de 2011, o Estado retomou a política de valorização, oferecendo capacitação e os kits parteiras, que ajudam a desenvolver o trabalho de forma mais eficiente", comentou o governador, citando que, em 2012, o Amapá realizou o II Encontro Internacional de Parteiras; o primeiro ocorreu ainda na década de 90.

Para a presidente da Rede Estadual das Parteiras Tradicionais do Amapá, Maria Luiza Dias, de 58 anos, dos quais 39 dedicados ao ofício de partejar, o encontro promovido nesta segunda reforça ainda mais o compromisso do Estado.
 
Já a presidente da Associação de Parteiras Tradicionais Mãe Luzia, Natália Rabelo Nunes, de 63 anos, que recentemente fez um curso de capacitação em Brasília, citou como avanço a retomada da bolsa de R$ 311 para as parteiras. "Estamos vivendo um tempo novo", resumiu.

Atendendo uma das reivindicações da categoria, a deputada Janete Capiberibe anunciou que destinará uma emenda parlamentar para a construção da Casa de Parto, um local apropriado a encontros e capacitação.





Camilo Capiberibe encerrou falando que o Dia Internacional das Parteiras será comemorado em todos os municípios do Estado. Disse também que agora a construção do Hospital de Casa de Parto Normal, por recomendação do Ministério da Saúde, terá também UTI Neonatal e centro cirúrgico.

"Queremos com isso garantir o parto normal, mas que, se houver necessidade, teremos os especialistas prontos para fazer as intervenções necessárias de modo que a mulher tenha um parto tranquilo”. Na gestão do ex-governador João Alberto Capiberibe, o Amapá foi referência internacional em parto normal e hoje volta a ser notícia positiva, mostrando mais uma vez que estamos no caminho certo", concluiu, referindo-se ao programa "PROFISSÃO REPÓRTER", da Rede Globo, do dia 29 de abril, que mostrou como esse trabalho é desenvolvido no Amapá.

ARQUIVO/POSTAGEM: PROFESSOR/PESQUISADOR: NONNATO RIBEIRO
REPORTAGEM: Governador Camilo Capiberibe prestigia encontro que marca o Dia Internacional das Parteiras.

Da Redação - Agência Amapá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário