Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

ABERTURA DO II ENCONTRO DAS PARTEIRAS NO AMAPÁ

Abertura do II Encontro Internacional das Parteiras Tradicionais será nesta sexta


DESDE SEGUNDA-FEIRA, 90 PARTEIRAS PARTICIPAM DE CAPACITAÇÕES NO AUDITÓRIO DA EAP, CUJO PROJETO FOI RESGATADO NO GOVERNO CAMILO CAPIBERIBE
 


            Com a finalidade de retomar o projeto das "Parteiras Tradicionais do Amapá", o governo do Estado promove nesta sexta-feira, 25 de maio, a partir das 8h, no Cetal Ecotel, a solenidade de abertura do II Encontro Internacional das Parteiras Tradicionais com o tema: "Memórias, identidade e inclusão social".

                  O evento pretende reunir parteiras do Brasil e de toda a América Latina, pesquisadores, representantes de governos e de organizações da sociedade civil. Uma vasta programação foi organizada pelas secretarias Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS), da Saúde (SESA), pelo Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) e pela Escola de Administração Pública (EAP).
 
                                                          Convidados:

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a secretária Estadual de Políticas para Mulheres do Acre, Concita Maia, e o governador do Amapá, Camilo Capiberibe, já confirmaram presença no evento. Além de parteiras do Pará, do Maranhão, de Pernambuco e do Distrito Federal, também é aguardada a vinda da secretária executiva colegiada da ONG Curumin, Paula Viana, da embaixadora da Colômbia no Brasil, Maria Elvira Pombo, e da conselheira cultural Cecília Rincón.

                                  Kit Parteira e lançamento de livros

                                Desde a última segunda-feira, 90 parteiras tradicionais do Amapá estão participando de capacitações no auditório da EAP. Ao final do curso, as parteiras irão receber do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Kit Parteira, que contém vários itens como capa de chuva, toalha, estetoscópio, tesoura, material para curativo, entre outros.

                               Com a participação de parteiras internacionais, ainda serão ministradas várias oficinas e palestras. Na ocasião, serão lançados os livros: "Parto e Nascimento Domiciliar Assistido por Parteiras Tradicionais" (Ministério da Saúde) e "Parteiras, Buchudas e Aperreios", de Soraya Fleischer (Universidade de Brasíla), e ainda exposição de fotografias e exibição de documentários.

Da Redação
Agência Amapá
Fabíola Gomes/Secom
23/05/2012 9h39 - Atualizado em 23/05/2012 9h39min

ARQUIVO: POSTAGEM/PROFESSOR-PESQUISADOR: NONNATO RIBEIRO
MAIO/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário