Páginas

segunda-feira, 28 de maio de 2012

REPORTAGENS + ENCONTRO INTERNACIONAL



        II Encontro Internacional das Parteiras  encerra com apresentação e aprovação da Carta do Amapá




Parteiras tradicionais recebem orientações sobre direitos de exercer seu ofício

                     Segundo dia do Encontro Internacional das Parteiras
 
Construindo a minuta da Carta do Amapá resultado do II Encontro Internacional das Parteiras Tradicionais... Quero muito deixar registrado a felicidade de ter compartilhado desse momento.... parabéns ao GEA, Governador Camilo Capiberibe, Deputada Janete Capiberibe e Senador Joao João Capiberibe, pela inciativa no resgate a política de valorizaçao a essas mulheres abençoadas por DEUS......
                                                              Yollanda Souza – EAP/GEA-25 de Maio de 2012
 

Segundo dia do Encontro Internacional das Parteiras
Neste sábado, 26, último dia do II Encontro Internacional das Parteiras Tradicionais, o qual trouxe como tema "Memória, identidade cultural e inclusão social, para validar e valorizar o debate, a Escola de Administração Pública do Amapá (EAP) apresentou a Carta do Amapá, que aborda as dificuldades que as "mães auxiliadoras" enfrentam durante a prática de partejar e suas propostas em busca de melhorias.
De acordo com a minuta da Carta do Amapá, o principal objetivo da criação desse documento foi estabelecer um diálogo entre diferentes saberes, experiências e modos de cuidar, dando voz a essas mulheres e homens, cujo saber legítimo é invisibilizado pela hegemonia do saber técnico e resgatar o momento importante de valorização das parteiras tradicionais existentes desde os primórdios da humanidade.
A Carta apresenta nove propostas e foi aprovada em plenária pelas parteiras deste Encontro. O documento vai tomar outros rumos ao ser encaminhado para todos os estados e representantes públicos do Brasil. Este é o manifesto do II Encontro do Amapá.

                                                     Lançamento de livros

Além de apresentações de vídeos documentários, exposição fotográfica, o evento foi agraciado com lançamentos de três livros publicados pelo Ministério da Saúde, titulados: Trabalhando com as Parteiras Tradicionais; O livro das Parteiras; e Parto e Nascimento Domiciliar Assistido por Parteiras Tradicionais.
Cerca de 900 pessoas participaram dos dois dias de II Encontro Internacional das PARTEIRAS DO AMAPÁ.

                        Autoridades prestigiam o II Encontro Internacional das Parteiras

II Encontro Internacional das Parteiras é um evento que reúne profissionais de diversos estados do Brasil. Esse projeto ficou esquecido por vários anos e atualmente recebeu investimento do Governo do Estado do Amapá para capacitação das mesmas. Muitas autoridades prestigiaram a abertura do encontro e reconheceram a importância da valorização dessas profissionais, que, muitas vezes, estão aonde à saúde pública não chega.

A deputada federal Janete Capiberibe, responsável pelo projeto "Parteiras Tradicionais do Amapá", diz que após nove anos de ausência total de inclusão das parteiras para uma questão fundamental, que é a capacitação, essa ação acontece dentro da saúde pública por decisão política do governador Camilo Capiberibe. "Essas parteiras que foram capacitadas pela Rede Cegonha estarão em suas comunidades fazendo os partos, de forma humanizada, e principalmente para acabar com a mortalidade materna e infantil na hora do nascimento", enfatizou.

Redação/Agência Amapá
ARQUIVO: POSTAGEM/PROFESSOR PESQUISADOR:NONNATO RIBEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário