Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

CARTA DO AMAPÁ...PARTEIRAS DO RIO AMAZONAS

            II Encontro Internacional das Parteiras encerra com apresentação e aprovação da Carta do Amapá
 

Da Redação
Agência Amapá

PARTEIRAS TRADICIONAIS RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE O DIREITO DE EXERCER SEU OFICIO
                                                      SEGUNDO DIA DO II ENCONTRO INTERNACIONAL DAS PARTEIRAS NO AMAPÁ
 
TÉCNICA TEREZINHA-IEPA/ TROCANDO EXPERIÊNCIA SOBRE ERVAS NO II ENCONTRO INTERNACIONAL DAS PARTEIRAS CETA ECOTEL
Neste sábado, 26, último dia do II Encontro Internacional das Parteiras Tradicionais, o qual trouxe como tema "Memória, identidade cultural e inclusão social”, para validar e valorizar o debate, a Escola de Administração Pública do Amapá (EAP) apresentou a Carta do Amapá, que aborda as dificuldades que as "mães auxiliadoras"; enfrenta durante a prática de partejar e suas propostas em busca de melhorias.
De acordo com a Minuta da Carta do Amapá, o principal objetivo da criação desse documento foi estabelecer um diálogo entre diferentes saberes, experiências e modos de cuidar, dando voz a essas mulheres e homens, cujo saber legítimo é invisibilizado pela hegemonia do saber técnico e resgatar o momento importante de valorização das parteiras tradicionais existentes desde os primórdios da humanidade.
A Carta apresenta NOVE PROPOSTAS e foi aprovada em plenária pelas parteiras deste Encontro. O documento vai tomar outros rumos ao ser encaminhado para todos os estados e representantes públicos do Brasil. Este é o manifesto do II Encontro do Amapá.

                     Lançamento de livros

                     Além de apresentações de vídeos documentários, exposição fotográfica, o evento foi agraciado com lançamentos de três livros publicados pelo Ministério da Saúde, titulados: Trabalhando com as Parteiras Tradicionais; O livro das Parteiras; e Parto e Nascimento Domiciliar Assistido por Parteiras Tradicionais.
Cerca de 900 pessoas participaram dos dois dias de II Encontro, o qual encerrou com diversas atrações culturais, roda de samba, seresta e músicas regionais.
 
Crisler Samara/EAP
26/05/2012 18h19 - Atualizado em 26/05/2012 18h19
min



ARQUIVO: POSTAGEM/PROFESSOR-PESQUISADOR: NONNATO RIBEIRO
MAIO/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário