Páginas

segunda-feira, 28 de maio de 2012

UMA MENSAGEM...

POR E-MAIL...

Exma. Deputada Federal Janete Capiberibe
Exmo. Governador Camilo Capiberibe
Ilustríssimas Parteiras
                
Senhoras e senhores

                         Em nome do CAIS do Parto e da Rede Nacional de Parteiras Tradicionais parabenizamos o Governo do Estado do Amapá pela realização do II Encontro Internacional de Parteiras Tradicionais nesta data. 

                         Nossa alegria é imensa, pois constatamos que o CAIS do Parto fez escola no Estado do Amapá, é inquestionável, desde 1995 estabelecemos vínculos estreitos e fortes com o estado do Amapá no campo das políticas de saúde, educação e direitos humanos, fortalecemos os vínculos social, cultural permeados com a força da amizade. O CAIS do Parto capacitou 800 parteiras tradicionais no estado, contribuímos na organização de 16 associações de parteiras, realizamos seminários temáticos, encontros municipais e regionais, implantação da Coordenadoria da Mulher, Implantação do Conselho estadual e municipais de saúde, colaborou com a elaboração do projeto de emenda no gabinete da Deputada Janete recurso esse que foi aprovado e repassado para a Universidade Federal do Amapá nossa atuação mais recente no estado do Amapá foram os dois seminários de Erradicação do Sub-registro realizado pelo CAIS do Parto, Rede Nacional de Parteiras Tradicionais Ministério da Justiça/Secretaria Nacional dos Direitos Humanos e Cáritas, em 2010 e 2011.
                          Realizamos o I Encontro Internacional de Parteiras Tradicionais em 1998, evento que marcou a história do estado do Amapá que no pós-território pela primeira vez foi destaque positivo do Jornal Nacional por três dias elevando a autoestima do povo deste estado e que nós celebramos felizes todos juntos, recebemos no encontro 75 representantes da imprensa e da mídia nacional e internacional, vemos que a programação do encontro que agora se inicia foi inspirada no I Encontro com similaridades inequívocas. Será um sucesso assim desejamos.
Lamentamos, entretanto que mesmo com este histórico nenhuma linha foi dirigida ao CAIS do Parto nem a Rede Nacional de Parteiras mesmo que fosse apenas para comunicar o evento se não havia intenção de convidar.
                           Estranhamos bastante, pois conhecemos há 17 anos a lisura correção e elegância inequívoca do Senador Capi com sua diplomacia, incontáveis vezes que junto com a Deputada Janete buscávamos estratégias e o melhor caminho para soluções nos momentos difíceis da política local, a amizade compromisso e confiança contavam muito. As Parteiras Tradicionais do Amapá fazem parte da história da Rede Nacional de Parteiras Tradicionais e o CAIS do Parto faz parte da vida das Parteiras do Amapá que estiveram sempre presentes em grandes grupos nos encontro/congressos internacionais e nacionais realizados pela Rede Nacional de Parteiras Tradicionais e CAIS do Parto.
Mesmo assim desejamos estrondoso sucesso e que as nossas queridas amigas Parteiras estejam felizes nesse encontro.

Com amor
Suely Carvalho-Parteira Tradicional
CAIS do Parto
Rede Nacional de Prateiras Tradicionais
ALAPAR – Aliança Latino Americana de Parteiras
Maio de 2012.

Suely Carvalho
Parteira Tradicional
Griô - rezadeira -
curandeira  xamânica
leitora de aura
Instrutora facilitadora de formação de parteiras na tradição.

ARQUIVO: POSTAGEM/PROFESSOR-PESQUISADOR: NONNATO RIBEIRO
MAIO/2012

Um comentário:

  1. Um sentimento que eleva muito o conceito de partejar...
    Então vamos dividir a HUMANIZAÇÃO DO PARTEJAR...

    ResponderExcluir